ENTRE... LIVROS

Fevereiro 01 2016

A estrela - conto.jpg

 Sinopse

«Um dia, à meia-noite, ele viu-a. Era a estrela mais gira do céu, muito viva, e a essa hora passava mesmo por cima da torre. Como é que não a tinham roubado? Ele próprio, Pedro, que era um miúdo, se a quisesse empalmar era só deitar-lhe a mão. Na realidade, não sabia bem para quê. Era bonita, no céu preto, gostava de a ter. Talvez depois a pusesse no quarto, talvez a trouxesse ao peito. E daí, se calhar, talvez a viesse a dar à mãe para enfeitar o cabelo. Devia-lhe ficar bem, no cabelo.»

Esta, e outras obras do autor estão disponíveis na nossa biblioteca. 

O Autor

Vergílio Ferreira.jpg

Foto in “O Essencial” Newsletter da RTP

Romancista e ensaísta, nasceu em Melo (Gouveia),na Serra da Estrela, no dia 28 de Janeiro de 1916 e faleceu em Lisboa em 1996. Frequentou o seminário do Fundão e licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A par do trabalho de escrita, foi professor de Português e de latim em várias escolas do país. 

Inicialmente neo-realista, Vergílio Ferreira rapidamente se deixou influenciar pelos existencialistas franceses como André Malraux e Jean-Paul Sartre, iniciando um caminho próprio a partir do romance Mudança (1949). Notabilizou-se no domínio da prosa ficcional, sendo um dos maiores romancistas portugueses deste século.

Considerado um dos mais importantes romancistas portugueses do século XX, ganhou vários prémios entre eles o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores por duas vezes, primeiro com o romance Até ao Fim e depois com o romance Na tua Face, e o prémio Femina em França, com o romance "Manhã Submersa".

As comemorações do centenário de Vergílio Ferreira começaram no dia 28 de janeiro e prosseguirão ao longo de um ano, encerrando no dia 28 de janeiro de 2017.

 

publicado por Biblioteca às 16:07

Blog da Biblioteca da Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D.João V
Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19

21
22
24
25
26
27

28


Recursos Educativos Digitais
DIIGO
pesquisar
 
Professora bibliotecária
Joana Generoso
Professora responsável pelo blog
Joana Generoso