Sabes a origem do Dia das Bruxas ou Halloween?
A tradição do Dia das Bruxas não é uma tradição portuguesa.
Tal como outras que a pouco e pouco vão, infelizmente, substituindo as nossas próprias tradições, muitas vezes por meros interesses comerciais, também esta foi importada.
É uma festa pagã cujo nome original era Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois tinha por objectivo prestar culto aos mortos.
Acreditava-se que, nesta data, os espíritos voltavam para visitar os seus lares e guiar os familiares até ao Além.
Este culto acabou por se misturar com a tradição cristã.
A Igreja defende que a origem do Halloween é principalmente católica, já que desde o século IV, se consagrava um dia para festejar Todos os Mártires.
Em inglês, esta vigília era chamada de All Hallow's Eve (Véspera de Todos-os-Santos).
Três séculos mais tarde a festa em honra do Todos-os-Santos passou a ser celebrada a 1 de Novembro sendo precedida por uma vigília na noite de 31 de Outubro, enquanto que a 2 de Novembro se celebra o Dia dos Fiéis Defuntos. É o dia da romagem aos cemitérios para homenagear os familiares que já morreram.
Os Irlandeses levaram o Halloween para os Estados Unidos, onde esta festa se tornou numa festa tradicional infantil. Nesta noite, as crianças mascaram-se e andam a pedir guloseimas de casa em casa, dizendo Tricks or Treats! (Travessuras ou doçuras!).